Raio mata jovem na fazenda Córrego Azul e deixa outros dois feridos
Diego OliveiraRedação Cenário MS

A queda de um raio na Fazenda Córrego Azul, no município de Brasilândia, por volta das 18h, desta sexta-feira (14) provocou a morte de um funcionário e deixou outros dois feridos.
A vítima fatal é Marcos Daniel da Silva Braz de 21 anos. Ele estava a cavalo, no Retiro Carimã, acompanhado por outras duas pessoas quando a descarga elétrica os atingiu.
Segundo o registro policial, Marcos Daniel foi a óbito no local. Já os outros dois funcionários foram socorridos por uma ambulância do município de Brasilândia até o hospital local.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e compareceu no local da fatalidade. Um cavalo e um cachorro também morreram com a queda do raio.
Risco potencial
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cada 50 mortes por raios no mundo, uma ocorre no Brasil. O País ocupa a sétima posição mundial em mortes provocadas pelo fenômeno, tornando-se ainda o líder em incidência de raios, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano.
Levantamento também mostra que ocorrem cerca de 110 mortes anuais decorrentes do fenômeno. As circunstâncias das fatalidades ocorrem em maior percentual na área rural , 26 %, entre atividades não identificadas e a agropecuária. Estar dentro de casa ou próximo à rede elétrica ou hidráulica representa 21% dos casos, seguidos por atividades na água ou próximo em praias, rios ou piscinas (9%), embaixo de árvores (9%).
A região de Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Pardo, são localidades que sempre se destacam com alta incidência de raios nos estudos sobre o fenômeno natural