Corpo de Bombeiros finaliza curso de mergulho e resgate aquático
Diego OliveiraRedação Cenário MS

Nesta segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, finalizou o 6º Curso De Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT/2022) com a formatura de 11 bombeiros. A solenidade ocorreu no centro de treinamento do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar, em Bataguassu, local onde ocorreu a maioria dos treinamentos e provas.
O Curso de Mergulho Autônomo de Resgate teve duração de 7 semanas. As aulas foram divididas em 20 matérias, incluindo estágio e operações.
O mergulho é uma atividade inerente à profissão bombeiro militar, que, por sua vez, realiza mergulho de resgate a fim de procurar pessoas ou bens submersos. O mergulho em grandes profundidades é considerado uma atividade muito perigosa, por possuir diversos riscos relacionados a respirar gases em alta pressão, portanto deve ser praticada com muito cuidado e por pessoas tecnicamente capacitadas.

O Curso De Mergulho Autônomo de Resgate 2022 contou com 22 alunos matriculados e apresentados. Destes, 19 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e 2 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e 1 Integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Destes, 11 concluíram todas as fases do curso e se formaram nesta segunda-feira (28). Os alunos formandos são: Sd João Vitor Lopes de Jesus, ST Martinha Duarte Garcia, Sd José Lauro Camargo de Oliveira, 3º SGT Carlos Alberto Gomes Correa da Costa, Sd Luís Fernando Lima, Sd Hugo Marquês Araújo Dias, ST Daniel Guimarães da Silva, Cb Deyvid Alex Silva Mota, Cb Igor de Souza Sena, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e Cb Gilson Souza Simões e o 2º Ten Elvis Marinho Donadon Batista do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.

Os formandos estão aptos a realizar atendimento a ocorrências envolvendo prevenção, busca submersa em geral, além de outras atividades que envolvam o meio aquático, bem como ministrar instruções referentes aos conteúdos ministrados.
O curso foi coordenado pelo Capitão QOBM Rodrigo Alves Bueno.
Estiveram presentes na solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros de Bataguassu, Capitão Bruno Vilela, o Chefe de Estado Maior, Coronel Huesley, TC Tatiane, chefe da BM-3, TC Bruno - Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa e o Cap Teixeira - Chefe da BM-4, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).


1ª mulher de MS formada no curso de mergulho
A sub-tenente Martinha Duarte Garcia formada no Curso De Mergulho Autônomo de Resgate se tornou a primeira mulher do Estado de Mato Grosso Sul a se formar no Curso De Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT)

Da 1ª turma de mulheres praças, Martinha entrou na corporação em 2004 e se formou em 2005. Em 2006 ela se formou no curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Resgate. Em julho de 2012, passou por Mérito Intelectual para Sargento. Em 2013, iniciou seminários dentro da área de Salvamento Veicular, com participação no mesmo ano no Rescue Days em São Paulo, e em 2014 retornou já como instrutora ao evento
Em 2015, martinha realizou o curso de Salvamento Terrestre no Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo e em 2016 participou das Olimpíadas, pela Força Nacional. Em 2017 fez o curso de Salvamento Aquático também no Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. Já em 2018 fez parte da 1° equipe de MS que participou da competição Bombeiros de Aço, que foi realizado em Foz do Iguaçu. Em 2019, retornou a competição de Bombeiro de Aço no estado e ficou em 2° lugar. Em 2020 fez parte novamente da Força Nacional. Em 2021 se formou em Minas Gerais, no 1° curso de Salvamento Veicular Nível II, onde obteve a 2° colocação.
Neste mês, além de concluir o Curso De Mergulho Autônomo de Resgate em 3º lugar, Martinha também foi promovida a sub-tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Em três noites, Festa do Sereno fortalece tradição com homenagem e programação especial
