O prefeito Akira Otsubo (MDB), confirmou neste sábado apoio ao candidato a prefeito Baiano da Madeireira, do PT. O apoio do atual prefeito de Bataguassu, vinha sendo mantido só nos bastidores, no entanto, ontem Akira declarou seu apoio abertamente ao participar de eventos políticos ao lado do candidato do Partido dos Trabalhadores.
Akira esteve presente no 'adesivaço', promovido pelo candidato Baiano e na inauguração do comitê de campanha dos petistas.
Sem concorrer a reeleição e após o PSDB rejeitar a coligação com seu partido, MDB, Akira se aproximou do candidato a prefeito pelo PT, intermediado pelo candidato a vice na chapa do PT, o médico Dr. Junior, do Solidariedade.
Ainda na pré-campanha, os partidos MDB e Solidariedade, estavam juntos em prol da candidatura à releição de Akira Otsubo. Porém, após consultar pesquisas de intenção de votos, que apontam uma larga vantagem da pré-candidata do PSDB, Wanderleia Caravina, e seguindo orientação da executiva estadual do partido, Akira desistiu da candidatura, indicando na convenção que a legenda seguisse com a candidata do PSDB.
No entanto, na convenção, o PSDB e os partidos aliados, por unanimidade, rejeitaram a coligação com o MDB, devido ao fato que os candidatos do MDB, secretários e servidores comissionados da Gestão Akira já estavam apoiando o Baiano do PT, deixando o partido sem coligação na majoritária.
Em entrevista ao Jornal Cenário MS, no sábado, dia 03 de agosto, o candidato Baiano da Madeireira, deixou claro que não havia qualquer possibilidade de aliança com o MDB de Akira Otsubo. Porém, nos bastidores os cargos comissionados da prefeitura já estavam apoiando ele.
Além do prefeito Akira, o evento deste sábado contou com a participação em peso dos candidatos a vereador do MDB. Os secretários, coordenadores e servidores comissionados da gestão Akira também marcaram presença no comitê de Baiano.
O apoio vinha sendo mantido em sigilo, devido à gestão Akira, contar com uma grande rejeição que chega a 90%, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, entre os dias 28 a 31 de julho deste ano.