Um caso de abandono de incapaz em Bataguassu veio à tona na tarde desta quarta-feira (28) em meio à tentativa de proteção de uma vítima de violência doméstica quando duas crianças, de 8 e 6 anos, foram encontradas sozinhas em casa, em condições insalubres, após passarem a tarde inteira sem a presença de um responsável.
A situação foi descoberta durante uma ação da Polícia Militar e da Justiça para cumprir uma medida protetiva solicitada pela mãe das crianças, de 28 anos, contra o pai, de 37. Ao chegarem à residência, localizada no Bairro Campo Grande, os agentes se depararam com os meninos sozinhos e em visível estado de abandono.
Segundo relatos das crianças, elas estavam em casa desde o meio-dia, após saírem da escola. Os meninos afirmaram não saber o paradeiro dos pais e contaram que prepararam mingau e macarrão para se alimentar. Segundo registros do caso, o imóvel apresentava falta de higiene e escassez de alimentos, com a geladeira praticamente vazia, o que agravou a situação.
Segundo apurado pelo Jornal Cenário MS, a mãe das crianças estava hospedada em um hotel desde a manhã desta quarta-feira, com o apoio da Coordenadoria de Politicas Públicas para Mulheres de Bataguassu, aguardando a saída do companheiro da residência. No entanto, ao retornarem da escola, as duas crianças não foram recebidos por nenhum responsável.
O Conselho Tutelar foi acionado e acolheu as crianças, que foram levadas para a Delegacia de Bataguassu para registro da ocorrência. Tanto o pai quanto a mãe figuram no registro do caso como suspeitos do crime de abandono de incapaz, e a Polícia Civil investiga o caso para apurar as responsabilidades efetivas deste caso.
O Jornal Cenário MS entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bataguassu, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos resposta.