A Polícia Civil, através da Delegacia de Atendimento à Mulher de Bataguassu e do Núcleo Regional de Inteligência de Bataguassu, desencadeou a operação Vale dos Ventos e prendeu um homem acusado de estupro virtual, no Estado da Bahia.
A operação é o ápice de uma longa investigação que iniciou após uma vítima, 13 anos, relatar a violência sexual suportada por 38 dias. Na ocasião, o suspeito, mediante a uma falsa montagem, iniciou uma série de chantagens, obrigando a vítima a realizar e registrar atos sexuais para sua satisfação.
A investigação utilizou modernas técnicas de ciberinvestigação, de forma que foi possível pelo Núcleo Regional de Inteligência localizar o suspeito, morador de Fátima, uma cidade do nordeste baiano, a 150 km de Aracaju.
Após a localização do suspeito, o delegado responsável representou pela prisão preventiva e busca e apreensão a fim de apreender os registros da adolescente, bem como identificar novas vítimas. Tais pedidos foram prontamente deferidos pelo juízo de Bataguassu.
"A Polícia Civil, desde a Delegacia Regional até a Administração Superior, não poupou esforços, de maneira que 4 policiais de Bataguassu foram enviados à Bahia por meio de avião pertencente ao DRACCO. Na cidade baiana, foram recebidos com honras e grande apoio pela polícia civil local e pelos cidadãos locais", relata a Delegacia de Bataguassu em nota.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito preso, possui dois registros policiais pela mesma prática, mas não havia sido denunciado anteriormente pelo entendimento de ausência de provas pelo Ministério Público local. Agora, com a parceria criada, espera-se o compartilhamento de provas entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e da Polícia Civil da Bahia, a fim que as outras duas vítimas também encontrem justiça.
A escolha do nome da operação se deu em homenagem ao autor italiano Danti Alighieri, o qual, em sua obra mais famosa Divina Comédia, narrou que o Vale dos Ventos seria a parte do inferno destinada aos devassos, os quais não controlam seus desejos sexuais.