A Polícia Civil de Bataguassu realizou nesta sexta-feira (4) uma operação contra o tráfico de drogas, resultando na prisão de dois traficantes, na apreensão de um menor e na apreensão de aproximadamente 13,4 kg de maconha.
Esta ação representa a quinta desarticulação de um ponto de venda de entorpecentes na semana, elevando para sete o número de prisões em apenas cinco dias no município.
A ofensiva ocorreu em um local já conhecido pelas autoridades, informalmente chamado de "Sitinho", que possui um histórico de atividades criminosas.
A operação foi desencadeada após denúncias anônimas recebidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Bataguassu. As informações indicavam uma intensa movimentação de usuários e a possível ocultação de grande quantidade de entorpecentes em uma chácara na Rua Santo Agostinho, na Chácara Boa Vista.
Essas denúncias corroboraram investigações prévias do Setor de Investigações Gerais (SIG), que já apurava a participação de adultos e adolescentes no esquema de tráfico.
Em nota, a Polícia Civil de Bataguassu informou que ao se aproximarem do local, as equipes policiais observaram diversos indivíduos em atitude suspeita.
A percepção da presença policial motivou uma tentativa de fuga por parte de alguns, que se embrenharam em uma área de mata, dando início a uma perseguição a pé. Os agentes conseguiram capturar e prender dois envolvidos, entre eles um adolescente já com histórico de reincidência no tráfico na mesma localidade.
• Leia mais: Polícia desarticula ponto de drogas no São Francisco, prende mulher e apreende três adolescentes em Bataguassu
No interior de um casebre utilizado como ponto de venda, foram encontrados 1,1 kg de maconha, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e documentos pessoais.
Os policiais também identificaram uma área de solo recentemente remexido nos fundos do imóvel. Após escavação, foram localizados mais 12,3 kg de maconha, acondicionados em tabletes, totalizando a apreensão de 13,4 kg da droga.
Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia, onde foram submetidos a exame de corpo de delito.
Foram presos dois traficantes de 18 anos, sem registros anteriores de prisão, e um menor, de 15 anos, já com outros registros de atos infracionais anteriores.
O local conhecido como "Sitinho", localizado entre os bairros São Francisco e Residencial Modelo II, tem sido alvo frequente de ações policiais e palco de outras ocorrências criminais, o que destaca sua reincidência em atividades ilícitas e o desafio para as forças de segurança.
29 de abril de 2025: A Polícia Civil, por meio do SIG, desarticulou um ponto de drogas no "Sitinho". Uma mulher, com histórico de reincidência no tráfico, foi presa em flagrante, e três adolescentes foram apreendidos por envolvimento com entorpecentes. Foram encontrados porções de cocaína e crack, além de facas com resquícios de drogas.
11 de abril de 2024: O SIG da Polícia Civil já havia fechado o "Sitinho" em uma operação anterior. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com o agravante do envolvimento de um adolescente. Foram apreendidas porções de cocaína e maconha, grande quantidade de dinheiro e veículos que indicavam ter sido adquiridos com lucro do tráfico.
02 de maio de 2022: A chácara também foi cenário de um caso de violência doméstica. Uma gestante foi agredida pelo companheiro, que tentou incendiar a residência. A vítima foi socorrida pelo filho adolescente. O agressor conseguiu fugir e não foi localizado pela Polícia Militar.
O delegado responsável pela operação mais recente, Dr. Lúcio Costa, destacou a eficiência da ação e o empenho da equipe.
Mesmo com recursos limitados, seguimos firmes no enfrentamento ao tráfico. A resposta da Polícia Civil tem sido rápida e efetiva graças ao empenho dos nossos agentes e à colaboração da comunidade, que tem feito denúncias essenciais para nossas investigações
A Polícia Civil informou continua com as diligências para identificar e localizar outros indivíduos envolvidos e reforça a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis.