O morador de Bataguassu, Gabriel Júnior da Silva, de 23 anos, morreu na noite desta quinta-feira, dia 3, na Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, em Três Lagoas. O detento, que cumpria pena em regime semiaberto, passou mal durante o banho.
Gabriel, popularmente conhecido como "Bitela", foi encontrado por outros internos em estado de convulsão.
Os colegas teriam tentado prestar os primeiros socorros e, na sequência, acionaram os agentes penitenciários.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado ao local. A equipe médica realizou procedimentos para reanimar o jovem, mas ele não resistiu e o óbito foi constatado ainda na unidade prisional.
O corpo de Gabriel foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Três Lagoas, onde será submetido a exames para determinar a causa da morte.
Histórico criminal e prisão
Gabriel possuía um histórico criminal que incluía passagens por direção perigosa, ameaça, desacato, corrupção de menores, associação criminosa, diversas ocorrências de furto, receptação e tráfico de drogas.
O detento cumpria pena por um furto ocorrido em 17 de janeiro de 2024. Naquela ocasião, cinco pessoas foram presas – três homens, uma mulher e uma adolescente de 16 anos – em Bataguassu, pela Polícia Militar em conjunto com a equipe do SIG da Polícia Civil.
O crime, um furto à Cooperativa Casul localizada na Avenida São José, no bairro São Francisco, foi registrado nas primeiras horas da madrugada.
As imagens das câmeras de segurança auxiliaram na identificação de dois dos envolvidos.
• Leia mais sobre o caso: Cinco são presos por furto em cooperativa em Bataguassu
Na ocasião, a polícia conseguiu localizar um dos autores com parte do valor subtraído e, posteriormente, um segundo no Jardim Acapulco, também com quantia em dinheiro proveniente do furto. Gabriel era um dos envolvidos e capturados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis.