Na noite desta quarta-feira (25), o prefeito de Anaurilândia, Rafael Hamamoto, foi um dos homenageados na sessão solene que celebrou os 117 anos da imigração japonesa no Brasil. Realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande, a cerimônia marcou também os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, conferindo um significado especial à ocasião.
O prefeito recebeu a Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”, uma honraria destinada a personalidades e entidades que contribuem para o fortalecimento dos laços com a comunidade nipo-brasileira no estado. A indicação de Hamamoto partiu do presidente da ALEMS, o deputado estadual Gerson Claro.
Em sua manifestação, o prefeito Rafael Hamamoto expressou profundo orgulho e gratidão pelo reconhecimento. "Tive a alegria e a honra de ser agraciado com essa importante comenda", declarou. Ele destacou a importância de receber a homenagem em um evento tão significativo, que reconhece o "vínculo histórico, cultural e social da comunidade japonesa com o nosso Estado e nosso povo."
Hamamoto agradeceu diretamente ao deputado Gerson Claro pela indicação, confiança e respeito. "Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a valorização das raízes culturais e com o fortalecimento de uma sociedade mais justa e plural", concluiu o prefeito.
A solenidade lotou o plenário da Casa de Leis e homenageou um total de 29 pessoas e entidades. O evento foi abrilhantado por apresentações culturais dos grupos de taikô (tambores japoneses) Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que trouxeram a energia e a tradição de Okinawa e do Japão para a cerimônia.
A noite celebrou a rica herança deixada pelos imigrantes japoneses que chegaram a Mato Grosso do Sul a partir de 1914, cuja presença, trabalho e cultura foram fundamentais para a construção da identidade sul-mato-grossense.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis