Os moradores de Anaurilândia em breve não precisarão mais se deslocar para cidades vizinhas para resolver pendências e solicitar serviços da Receita Federal. A Prefeitura Municipal, em parceria com o órgão federal, anunciou a futura instalação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) no município.
A novidade foi oficializada com a assinatura de um termo de parceria em uma reunião na sede da Receita Federal em Campo Grande. O encontro contou com a presença do prefeito de Anaurilândia, Rafael Hamamoto, do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Anaurilândia, Daniel Balbino.
O prefeito Rafael Hamamoto destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para a cidade. "Estivemos na Receita Federal assinando um importante termo de parceria que vai beneficiar diretamente nossa população", afirmou. "Seguimos trabalhando para aproximar os serviços públicos da nossa gente, com mais praticidade, eficiência e respeito ao tempo do cidadão."
O Ponto de Atendimento Virtual funcionará como um elo entre o cidadão e a Receita Federal, sendo instalado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os PAVs são espaços estruturados em parceria com entes públicos, como as prefeituras, para fornecer um amplo leque de serviços sem a necessidade de agendamento prévio.
Entre as facilidades que estarão disponíveis, destacam-se:
O funcionamento do PAV envolve servidores municipais treinados que realizarão a triagem, receberão os documentos dos contribuintes e os encaminharão para análise das equipes da Receita Federal por meio de um processo digital. O resultado da análise retorna ao ponto de atendimento para ser comunicado ao solicitante.
Segundo a Receita Federal, o principal benefício dos PAVs é promover a inclusão da população, especialmente daqueles com dificuldade de acesso aos serviços online ou de deslocamento para unidades presenciais em outros municípios. Ao aumentar a capilaridade do atendimento, a iniciativa busca fortalecer a Cidadania Fiscal e, ao mesmo tempo, reduzir o fluxo de contribuintes nas agências maiores.
A data exata para o início das atividades ainda será divulgada, mas a expectativa é que o atendimento esteja disponível "em breve", assim que as etapas de preparação das instalações e treinamento da equipe forem concluídas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis.