Com o tema “O agro unindo negócios, educação e entretenimento em uma experiência para toda família”, teve início na noite de sexta-feira (6) a 54ª Expomara - Exposição Agropecuária de Maracaju, promovido pelo Sindicato Rural do município e apoio do Governo do Estado e demais entidades.
Presente na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a força do agronegócio sul-mato-grossense baseado na diversificação de produtos, aumento de produtividade e na sustentabilidade.
“Maracaju é responsável por 11% da produção de grãos do Estado. É um município que, se nós olharmos a sua história, retrata um pouco da de Mato Grosso do Sul. Nós temos que ser claros nesta discussão econômica para viabilizar uma medida mais estruturante para o setor. Nos últimos 10 anos, a gente mais do que dobrou a área plantada, o nosso rebanho diminuiu e saímos de 23 milhões de hectares de pasta para 17 milhões de hectares, mas a produtividade da pecuária aumentou. Hoje, nós mantemos o mesmo abate com cinco milhões de cabeças a menos. A produtividade da agricultura aumentou, a diversificação da atividade produtiva, e tem acontecido.na floresta plantada, na citricultura, no amendoim, e outros grãos. ”, garantiu.
Riedel ainda ressaltou o protagonismo de Mato Grosso do Sul na agenda de transição energética. “A gente vê muito essa discussão ambiental. O Brasil é o único país do mundo que pode dar estabilidade em relação à transição energética”, acrescentou. O governador ainda elogiou o trabalho do Sindicato Rural de Maracaju e outras entidades em projetos sociais e educacionais, que valorizam novas técnicas de aprendizado no campo e bem-estar das pessoas.
A Expomara contribui com instituições filantrópicas do município e realiza trabalhos sociais com pessoas com deficiência como a equoterapia, que utiliza cavalos para fins terapêuticos, trazendo benefícios para pessoas com autismo, auxiliando em áreas como desenvolvimento motor, social, cognitivo e emocional.
Em 2025, parte da arrecadação dos leilões e camarotes será destinada a duas entidades locais: AMAPC (Associação Maracajuense de Apoio a Pacientes com Câncer) e AMAR (Associação Amigos dos Autistas de Maracaju).
Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural, Marco Antônio Guimarães Marcondes, afirmou a importância do agro para a economia do Estado e do País. “É a mola mestra da nossa economia no Brasil. Praticamente um quarto do PIB vem do agronegócio. Um terço dos trabalhadores estão vinculados ao agronegócio, e, além disso, 50% das nossas exportações são do agronegócio. Trazendo aqui para o Estado, Maracaju é considerado um celeiro, o 12º município mais produtivo do País no agronegócio. A transformação que está sendo feita aqui no nosso Estado, na questão de matriz energética e, essa diversificação [de produtos] é muito importante para que tenha sustentabilidade no agronegócio, para que o produtor não fique refém de apenas uma atividade isolada, mas que ele consiga ter opções", apresentou o dirigente.
Maracaju é destaque no agronegócio e no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para o setor, tendo na Expomara uma “vitrine” que demostra o potencial da região na geração de empregos e no fomento à educação, além de levar entretenimento ao público presente.
O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, enfatizou o apoio das bancadas estadual e federal e do setor produtivo em defesa dos interesses da população, “Eu quero externar aqui minha gratidão aos deputados e ao sindicato rural, por essa parceria de tantos anos.”
Participaram da abertura, os secretários estaduais Frederico Fellini (Administração) e Artur Falcette (secretário-adjunto da Semadesc), os deputados estaduais Márcio Fernandes, Zé Teixeira, Paulo Côrrea, e o deputado federal Beto Pereira.
Na noite de ontem, o público vibrou com duas apresentações de peso. A dupla sul-mato-grossense João Haroldo & Betinho, conhecida por sua forte conexão com o sertanejo universitário desde suas origens, aqueceu a plateia com seus sucessos. Em seguida, Marcos Paulo & Marcelo trouxeram a herança de um dos maiores legados da música sertaneja. Conhecidos como "os filhos de Milionário & José Rico", a dupla emocionou o público com canções que dão continuidade à obra dos Gargantas de Ouro.
A programação deste sábado (7) promete manter o ritmo e a animação. A noite contará com a energia da dupla Cleber & Henrique, que vem conquistando seu espaço com um repertório que mescla o sertanejo romântico e o universitário. Logo após, sobem ao palco as irmãs gêmeas Júlia & Rafaela. Criadas na fazenda e com uma carreira que despontou na internet, elas trazem o "feminejo" com autenticidade e hits que ganharam o Brasil, como os de seu projeto "Buteco das Igual".
E a festa não para por aí. O público da Expomara ainda tem um encontro marcado com a música gospel de Juninho Cassimiro no domingo (8), seguido pelos ícones do sertanejo raiz Matogrosso & Mathias na terça-feira (10). O encerramento da grade de shows, na quarta-feira (11), fica por conta de mais um grande nome da música cristã, Gabriel Guedes
A Expomara é uma realização do Sindicato Rural de Maracaju, com apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Maracaju, e Câmara Municipal de Maracaju. Contando ainda com a organização da Agropec Eventos e parceria do Sicredi, Coopsema, Agriseiva, Agrícola Kanadá, Serigráfica, Disk Sistema, Famasul, Aprosoja, Senar/MS e Associação De Olho no Material Escolar.