A Prefeitura de Maracaju decidiu cancelar o tradicional desfile de aniversário do município devido ao aumento de casos de gripe. O evento ocorreria em 11 de junho para comemorar 100 anos de emancipação político-administrativa. A expectativa era atrair milhares de pessoas.
Nota oficial divulgada hoje (29) no site da prefeitura explica que Maracaju está diante de "número [de casos de gripe] significativamente superior ao do mesmo período no ano passado".
Apesar disso, a quantidade não representa uma crise ainda, segundo a administração. "Não queremos que Maracaju enfrente situações críticas, como já ocorre em municípios vizinhos. Esta é uma medida preventiva e de apoio à saúde pública", destaca outro trecho da nota.
Os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostram que o município registrou oito pacientes hospitalizados por H1N1 e já teve duas mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) este ano.
Mais vulneráveis
A intenção da medida é principalmente preservar crianças e idosos que se apresentariam e assistiriam ao desfile.
"A decisão foi tomada como medida preventiva, visando à preservação da saúde pública, especialmente dos participantes do desfile: crianças da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, idosos atendidos pelo Lar do Idoso, Projeto Conviver e demais integrantes do grupo de risco. Evitar aglomerações neste momento é uma das formas mais eficazes de conter o avanço da doença", diz também a nota.
A prefeitura ainda apela para que a população vá aos postos de saúde se vacinar contra a gripe. As vacinas estão disponíveis para pessoas de todas as idades a partir dos seis meses.