O projeto Dona Della, iniciativa voltada ao fomento do empreendedorismo entre mulheres, realiza nesta quinta-feira, 15 de maio, o evento de lançamento no município de Brasilândia. A cerimônia ocorrerá a partir das 17 horas no Anfiteatro Ramez Tebet, localizado na Praça Santa Maria, centro da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
Expandindo sua atuação no Mato Grosso do Sul, o Dona Della chega a Brasilândia para atender inicialmente 20 empreendedoras locais. O projeto, que já impactou a vida de mais de 100 mulheres desde 2023, nas cidades de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Água Clara, seleciona participantes com potencial de produção em diversos setores, como gastronomia, costura e artesanato.
Idealizado pela MS Florestal, o projeto em Brasilândia conta com a colaboração do Programa Bracell Social, Sebrae-MS e a Prefeitura Municipal. A iniciativa visa criar uma rede colaborativa entre as mulheres, focada no desenvolvimento de competências empreendedoras e socioemocionais.
Josi Signori, gerente regional do Sebrae-MS, destaca o perfil das beneficiadas: "Elas recebem incentivo a empreender no que têm talento e o Sebrae trabalha na oportunidade, no fortalecimento de negócio. Essas mulheres começam a vender para outros estados, as incluímos em feiras das próprias cidades e assim, vão crescendo". Segundo Signori, muitas das selecionadas em edições anteriores não possuíam CNPJ, mas apresentavam grande potencial produtivo.
Michelle Oliveira de Almeida, coordenadora de responsabilidade Social da MS Florestal, explica que as participantes em Brasilândia iniciarão uma jornada de aprendizado contínuo. "As empreendedoras iniciarão uma jornada de aprendizado passando por capacitações e formando uma rede colaborativa local de mulheres, focada no fortalecimento de competências empreendedoras e socioemocionais", afirma Michelle. Ela acrescenta que o projeto não apenas colabora para o empoderamento feminino, mas também contribui diretamente para a expansão e desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, "reforçando a potência do trabalho feminino nos municípios impactados pelo projeto".
O Dona Della já registrou resultados significativos em outras localidades de Mato Grosso do Sul, impulsionando a renda e o trabalho de 70 mulheres em Bataguassu, 30 em Água Clara e 15 em Santa Rita do Pardo.
A prefeita de Brasilândia, Marcia Regina do Amaral Schio, ressaltou a importância da chegada do projeto para as mulheres do município. "Além de capacitar, vai trazer inovação, conhecimento, novas experiências, modernização de como tocar os seus negócios. Então, para nós, vai ser muito importante essa parceria", avalia a prefeita.
O evento de lançamento de hoje marca o início das atividades do Dona Della em Brasilândia, abrindo novas perspectivas para as empreendedoras locais.