A Prefeitura de Bataguassu, por meio do Museu Municipal Helena Meirelles, deu início na última sexta-feira (25/04) ao Projeto Educativo “Vamos ao Museu” — ação que integra o Plano Museológico da instituição e segue as diretrizes do Estatuto dos Museus (artigos 44 a 47).
A abertura do projeto contou com a participação de 18 estudantes do 7º ano do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), acompanhados pelos professores Danilo Gandaia, Aparecida Balbino e pela diretora Tatiana Pires. Durante a visita, os alunos exploraram os acervos das exposições permanentes e temporárias, participaram de dinâmicas e aprofundaram conhecimentos sobre a história de Bataguassu e da região.
Conforme a professora e historiadora do Museu Regina Freire, o objetivo da atividade vai além da visita física. “As experiências vividas aqui podem ser levadas para sala de aula e utilizadas em diversas disciplinas, por meio de textos coletivos, debates, dramatizações, pesquisas, oficinas e projetos”, destacou.
Nesta primeira etapa do projeto, as atividades contemplam estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. As visitas educativas acontecerão às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã (9h às 11h) e da tarde (14h às 16h), mediante agendamento prévio.
A programação atual inclui também a exposição temporária Guarani Kaiowá, que destaca elementos culturais da etnia indígena através de grafismos, artefatos e adereços tradicionais, reforçando a valorização e o fortalecimento dos povos originários.
Para a coordenadora municipal de Cultura, professora Marli Zacarin, o projeto é um passo importante para aproximar os estudantes da cultura local. “Queremos aliar o ensino formal ao conhecimento cultural, enriquecendo o aprendizado através do nosso patrimônio histórico”.