Em um momento histórico para a educação da região, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Nova Andradina, realizou nesta terça-feira, 8 de abril, a aula inaugural do curso de Engenharia Civil. O evento, realizado às 19h no auditório da universidade, reuniu os calouros da primeira turma, professores, servidores da instituição e autoridades locais, marcando oficialmente o início das atividades acadêmicas do novo curso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
Com a oferta de 40 vagas para o período noturno, o curso de Engenharia Civil representa um avanço significativo para o ensino superior público local, ampliando oportunidades de formação e reafirmando o papel da UEMS no desenvolvimento regional. Mais que um momento marcante para os estudantes que iniciam sua jornada acadêmica, a cerimônia também emocionou todos que trabalharam pela implantação do curso.
A implantação do curso é resultado direto da articulação do então secretário de Estado de Governo, Pedro Caravina, hoje deputado estadual, que atuou decisivamente para garantir a criação da nova graduação, atendendo a uma demanda antiga da comunidade regional. Em novembro de 2023, ainda como integrante da equipe do Governo do Estado, Caravina anunciou a conquista, fruto de diálogo com a reitoria da UEMS e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Nova Andradina. O curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS (CEPE-UEMS).
“A formação de engenheiros civis em Nova Andradina vai ampliar as oportunidades para os jovens, fortalecer a economia local e contribuir diretamente para o desenvolvimento regional”, afirmou o parlamentar, na época do anúncio.
Representando o prefeito Dr. Leandro Fedossi, o vice-prefeito Arion Aislan destacou a importância da conquista. “A UEMS local escreve mais um capítulo importante no processo de crescimento da formação superior. Estamos celebrando um projeto idealizado lá atrás pelo Sonner e toda a equipe, que com apoio da classe política tornou-se realidade. Esse curso vai fortalecer o mercado de trabalho e impulsionar o desenvolvimento de Nova Andradina e região”, declarou.
O gerente da unidade, Sonner Arfux de Figueiredo, relembrou que a proposta para a criação do curso foi apresentada em março de 2023, durante uma reunião com Dr. Leandro e Arion, na época vereadores, e ressaltou o apoio recebido desde então. “Foram muitas ações nesse período, e graças ao empenho do prefeito Leandro, do vice Arion, do deputado Pedro Caravina e do governador Eduardo Riedel, hoje estamos concretizando esse sonho”, destacou Sonner.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-reitora da UEMS, Luciana Ferreira da Silva, do ex-prefeito Gilberto Garcia (representando o deputado estadual Pedro Caravina), do deputado estadual Roberto Hashioka, do coordenador do curso de Engenharia Civil, Professor Dr. Luiz Orestes Caus, da representante do CREA-MS, Gleice Piovesan, entre outras autoridades. A aula inaugural contou com palestra da professora doutora Márcia Aparecida Mendes Saraiva.