A madrugada deste domingo, dia 6, foi marcada pelo flagrante de abandono de 7 crianças em duas situações, endereços e famílias distintas, em Santa Rita do Pardo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Cenário MS no WhatsApp e saiba tudo que acontece na sua cidade
Em ambos os casos, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar registraram as ocorrências de abandono de incapaz, ambas encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil local. Os flagrantes ocorreram em um intervalo de poucas horas, envolvendo crianças e adolescentes deixados trancados sozinhos em suas residências.
O primeiro caso foi registrado por volta das 00h15, quando a equipe policial e os conselheiros tutelares verificaram uma situação de abandono e encontraram cinco crianças sozinhas em uma casa trancada. As idades das crianças eram 12, 10, duas gêmeas de 6 anos, e uma apenas de 1 ano e 3 meses. O filho mais velho contou aos agentes que a mãe, identificada como Cássia, estaria em uma festa em um local chamado "bar do Lemes".
O registro do caso aponta que após diligências, a equipe da Polícia Militar localizou Cássia. Ela alegou ter se ausentado por aproximadamente uma hora. Diante do crime óbvio, a mulher foi conduzida ao hospital local para exame de corpo de delito e, posteriormente, apresentada na delegacia, onde foi autuada em flagrante por abandono de incapaz.
Pouco depois, por volta das 2h40, uma nova ocorrência de abandono foi registrada na Rua Orlando de Castro. No local, as equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar encontraram duas crianças, uma de 12 anos e outra de 3 anos, trancadas dentro do imóvel sem a presença de qualquer responsável adulto. Questionado sobre o paradeiro da mãe, o menino mais velho não soube informar. Uma tia das crianças compareceu ao local e ficou responsável por elas.
A mãe, identificada como Mônica, não foi localizada apesar das buscas realizadas pela polícia.
Sem que a tutora das crianças fosse encontrada, o caso foi registrado junto à delegacia para as providências cabíveis e investigação do paradeiro da mãe.
Ambos os casos foram documentados pela Polícia Militar, com apoio do Conselho Tutelar, e estão sob investigação da Polícia Civil de Santa Rita do Pardo.
• Para conversar com os jornalistas do Cenário MS, clique aqui
O delegado responsável pelo caso, Dr. Anderson Farias, conversou com o jornal Cenário MS;
Os casos estão sob investigação. Foram colhidos depoimentos, identificado algumas testemunhas que serão ouvidas durante o inquérito e colhidas outros elementos de interesse para as investigações. Ao final, poderemos apurar se de fato houve ou não o abandono. Alguns pontos precisarão ser esclarecido.
A banalização do abandono flagrado e a gravidade das situações de vulnerabilidade infantil registradas na mesma noite no município é alerta que a proteção integral das crianças e adolescentes requer atenção constante das autoridades e da sociedade. Os casos em Santa Rita do Pardo reforçam a importância da atuação conjunta da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da Polícia Civil na identificação, no atendimento e na responsabilização em situações de negligência parental, visando garantir a segurança e o bem-estar dos menores envolvidos.
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis.