A cidade de Bataguassu inaugurou, na manhã desta sexta-feira (21), a obra de modernização da subestação de energia. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes da Energisa Mato Grosso do Sul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região.
A ampliação da subestação elevou a tensão do fornecimento de energia de 34,5 kV para 138 kV, quadruplicando a capacidade de distribuição e beneficiando diretamente 12,3 mil unidades consumidoras, o que representa cerca de 23,3 mil moradores. O projeto também envolveu a automatização total do sistema, permitindo monitoramento remoto 24 horas por dia.
Durante a inauguração, o diretor técnico e comercial da Energisa MS, Rodrigo Fraiha, destacou a complexidade e a importância da obra. "Foram dois anos de sonho e três anos de planejamento para tornar essa modernização uma realidade. Enfrentamos desafios técnicos e logísticos, incluindo a pandemia, para concluir um projeto que agora dobra a capacidade instalada em Bataguassu", afirmou Fraiha. Ele ressaltou ainda que a melhoria garante maior estabilidade, segurança e capacidade de expansão para atender ao crescimento do município.
O vice-prefeito Cleyton Silva, que, na ocasião representava a prefeita Wanderleia Caravina, e quando vereador, foi o idealizador da audiência pública que impulsionou a obra, também discursou na solenidade. "Essa conquista é fruto de um trabalho iniciado há sete anos, quando criamos uma comissão especial para discutir a necessidade de ampliação da infraestrutura energética. Hoje, celebramos uma Bataguassu mais preparada para atrair investimentos e gerar empregos", disse Silva.
Já o ex-prefeito Pedro Arlei Caravina, atualmente deputado estadual, é na solenidade também representava a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, reforçou a importância estratégica da modernização. "Energia de qualidade é um fator essencial para o desenvolvimento. Quando criamos o Parque Empresarial, nossa maior preocupação era garantir que houvesse energia suficiente para atender às demandas industriais. Hoje, essa obra nos permite olhar para o futuro com confiança", destacou Caravina.
A modernização da subestação reflete diretamente no potencial econômico de Bataguassu. Com uma infraestrutura energética mais robusta, o município se torna mais competitivo para atração de novas indústrias e empresas dos setores comercial e agropecuário.
Além dos benefícios estruturais, a obra gerou mais de 250 empregos diretos e indiretos durante sua execução. A previsão é de que a nova estrutura suporte o crescimento do município pelos próximos 15 anos, proporcionando energia confiável para o desenvolvimento local.
A iniciativa também se alinha ao plano de expansão do Estado do Mato Grosso do Sul, que busca fortalecer a infraestrutura das cidades para impulsionar o crescimento econômico.
• Direitos Autorais Protegidos: A reprodução desta publicação, integral ou parcial, requer autorização prévia. A citação correta da autoria do texto e do crédito das imagens é obrigatória. O não cumprimento destas regras acarretará medidas legais cabíveis